VIGILÂNCIA EM SAÚDE ALERTA PARA O AUMENTO DOS CASOS DE INFLUENZA EM JATAÍ E ORIENTA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA VACINAÇÃO.

618

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é altamente transmissível. A transmissão ocorre de forma direta, por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, tossir ou falar; e também de forma indireta, quando após contato com superfícies contaminadas, a pessoa leva as mãos com o vírus até a boca, nariz e olhos.

A pessoa com a doença pode evoluir para uma Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) que leva à internação e, por vezes, à morte.

Em Jataí, no período de 1º janeiro até a presente data, foram registrados 17 casos de Influenza A, e 03 casos de Influenza B. Destes, 05 pacientes foram internados por Síndrome Respiratória Aguda Grave e 02 destes pacientes internados evoluíram a óbito.

Vale ressaltar que a Influenza é uma doença imunoprevenível, ou seja, pode ser evitada por meio de vacina. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos.

Em Jataí, a vacina contra Influenza está disponível para TODOS OS GRUPOS PRIORITÁRIOS nas seguintes Unidades de Saúde da Família: Avenida Goiás, Conjunto Rio Claro, Vila Olavo, Vila Fátima, Vila Sofia, Estrela D’alva, Santo Antônio, Colmeia Park, Vila Brasília, Policlínica Municipal (antiga OSEGO) e Cidade Jardim II.

O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 08h00min às 18h30min na Unidades de Saúde da Av Goiás e Conjunto Rio Claro e das 08h00min às 16h30min nas demais Unidades.

Fique atento! Se você faz parte do grupo prioritário, vacine e proteja-se contra a influenza.