Secretaria Municipal de Saúde alerta para risco de aumento das doenças transmitidas pelo Aedes , no período chuvoso

174

Com a chegada do período chuvoso, o risco de proliferação do Aedes aegypti aumenta significativamente, colocando em alerta a saúde pública de Jataí. O mosquito é responsável pela transmissão de doenças graves como dengue, chikungunya, zika e febre amarela urbana. Em 2024, Jataí, assim como todo o estado de Goiás, enfrentou uma epidemia arboviroses, evidenciando a necessidade de redobrar os cuidados e evitar óbitos.

A Prefeitura de Jataí reforça que, além das ações de controle realizadas pelos órgãos públicos, a participação da população é essencial para eliminar os focos do mosquito.

O que você pode fazer?
• Elimine a água parada: Tampe caixas d’água, cisternas e tonéis. Esvazie pneus, garrafas e qualquer recipiente que possa acumular água.
• Cuide das calhas: Mantenha-as limpas e desobstruídas.
• Inspecione seu quintal semanalmente: Certifique-se de que vasos, pratos de plantas e outros recipientes estejam livres de água parada.
• Descarte o lixo corretamente: Não acumule entulhos e mantenha os sacos de lixo bem fechados para evitar criadouros do mosquito.

Fique atento aos sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti:
• Dengue: Febre alta, dores musculares, cansaço extremo, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele;
• Chikungunya: Febre, dores intensas nas articulações e manchas vermelhas na pele.
• Zika: Febre baixa, manchas na pele e dores leves nas articulações.

Se você apresentar algum desses sintomas, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima para diagnóstico e tratamento.

Jataí Precisa de Você na Luta Contra o Aedes aegypti!
Sua colaboração é essencial para evitar de novos surtos. Faça sua parte: denuncie focos de criadouros e ajude a combater as doenças transmitidas pelo mosquito. Entre em contato com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica pelo telefone ou WhatsApp: (64) 3606-3691.