Professores da rede Municipal participam de Workshop sobre Filosofia Imaginal e Profound Learning

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Cerca de 140 educadores de sete escolas da rede municipal de ensino de Jataí participaram, nesta segunda-feira, 07 de abril, no Auditório do SINTEGO, do 1º Workshop – Filosofia Imaginal – Profound Learning. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação marca o início de uma formação que visa preparar os educadores para implementar a filosofia Imaginal e o modelo educacional Profound Learning em sala de aula. Essa nova metodologia, de origem canadense e desenvolvida no Brasil pela Fundação Shunji Nishimura, de São Paulo, busca introduzir uma abordagem de “Aprendizagem Profunda” na Rede Municipal de Ensino.

As sete escolas convidadas para esta primeira etapa da formação são: CAIC; Antônio Tosta; Zila Amorim; Clarindo de Melo; Romualda de Carvalho, do Povoado de Estância; e Clobertino Naves, do Povoado de Naveslândia.

Paulo Tomazinho, Doutor em Educação e Consultor do ITC (Imaginal Transformation Center) da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, destacou a importância da adoção dessa metodologia para Jataí. Segundo ele, a abordagem é validada internacionalmente, citando o exemplo de uma escola no Canadá que há 20 anos se destaca utilizando esses princípios. Tomazinho explicou que a metodologia, trazida ao Brasil pelo ITC Brasil e já implementada em outros municípios, foca na mudança de atitude do professor, na organização do espaço da sala de aula e na promoção de uma aprendizagem mais colaborativa, participativa e autônoma para os alunos, desde a infância, sem a necessidade de recursos tecnológicos ou materiais específicos.

COMUNICAÇÃO PMJ