PROCON divulga Pesquisa Comparativa de Produtos da Ceia de Natal 2023 e dicas para as compras

285

O Procon de Jataí realizou, nos dias 13 e 14 de dezembro, uma pesquisa comparativa de cinco tipos de produtos da ceia de Natal 2023 em sete estabelecimentos diferentes. Além disso, o Procon destaca a importância de todos ficarem atentos para garantir que as compras sejam feitas de forma consciente e segura.

Confira a Pesquisa Comparativa de Produtos da Ceia de Natal 2023 completa clicando aqui

Veja abaixo algumas dicas para os consumidores neste período festivo:

1. Planejamento de gastos: Antes de sair às compras, é crucial considerar o perfil do presenteado e a disponibilidade financeira. Planejar os gastos ajuda a evitar compras impulsivas e problemas financeiros futuros, especialmente diante das despesas esperadas no início do próximo ano, como IPTU, IPVA e material escolar.

2. Compra pela internet: Ao optar por compras online, é imprescindível verificar a segurança do site, garantindo que o endereço comece com “https://” e exiba o cadeado de segurança. Sempre solicite e imprima o comprovante da compra, incluindo detalhes do pedido. Evite sites sem informações claras de contato e prefira compras dentro do país.

3. Compra em loja física: Certifique-se de que a loja está em conformidade com as leis de proteção ao consumidor, exibindo informações relevantes, como a Lei do Troco e a disponibilidade do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

4. Precificação clara: As informações sobre preços, condições de pagamento e taxas de juros devem estar visíveis e legíveis. Priorize compras à vista após uma pesquisa de preços ou, se parcelar, esteja atento às taxas de juros.

5. Teste prévio do produto: Antes de finalizar a compra, especialmente de eletrônicos, solicite uma demonstração do produto para assegurar seu funcionamento correto. Certifique-se de que o manual de instruções, garantia e nota fiscal acompanham o produto.

6. Atenção às embalagens e informações: Produtos devem ter todas as informações em português, incluindo registro, prazo de validade, composição, fabricante, entre outros dados essenciais.

7. Política de troca: Conforme o CDC, lojistas não são obrigados a trocar presentes por desgosto do presenteado. Contudo, em caso de defeito, o produto deve ser reparado ou trocado em até 30 dias. Verifique as condições de troca da loja por escrito.

8. Prazos para reclamações: Fique atento aos prazos do Código de Defesa do Consumidor para reclamações sobre vícios aparentes ou ocultos nos produtos adquiridos.

Orientações e reclamações podem ser realizadas através dos telefones (64) 3632-4035 ou (64) 3632-4133, ou pessoalmente na sede do Procon de Jataí, localizada na Rua Leopoldo de Bulhões, número 640, Setor Santa Maria.