Prefeitura realiza Campanha de Combate ao Câncer Bucal dia 25/10

A Prefeitura de Jataí, em parceria com o Núcleo Regional de Combate ao Câncer, realizará no dia 25 de outubro (sexta-feira) uma Campanha de Combate ao Câncer Bucal.
A ação vai oferecer exames bucais gratuitos e coleta de material para biópsia, na Rua Deputado Manuel da Costa Lima, nº 1673, Vila Santa Maria, ao lado da Policlínica.

O câncer bucal, que afeta lábios, língua, gengivas, céu da boca e garganta, é uma das doenças mais agressivas e silenciosas, e mata milhares de pessoas todos os anos no Brasil. Entre os principais fatores de risco estão o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, exposição solar sem proteção (no caso de câncer de lábios), além de má higiene bucal e o vírus HPV.

Sintomas como feridas na boca que não cicatrizam, manchas brancas ou vermelhas, caroços, dores persistentes e dificuldade para engolir ou falar podem ser sinais de alerta. Identificar esses sinais precocemente é fundamental para o sucesso do tratamento. Quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maiores são as chances de cura.

A campanha visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. A equipe de profissionais estará à disposição para realizar exames bucais, além de coletar material para biópsia, em casos suspeitos. O objetivo é facilitar o acesso da comunidade a esses exames, ampliando a detecção precoce e oferecendo encaminhamento adequado para o tratamento.