Muito prazer, sou Jataí! Centro Cultural Basileu Toledo França

Texto: Emília Tereza - Secretária de Cultura
Fotos: Marlene

1393

Basileu Toledo França nasceu em Jataí em 18 de setembro de 1919 e faleceu em Goiânia em 22 de novembro de 2003. Jornalista, historiador e escritor de vários romances históricos, dentre eles:  “Pioneiros”; “Jagunços e Capangueiros”.

O Centro Cultural recebeu esse nome em sua homenagem, em junho de 2002, no governo de Humberto Machado. No prédio, funciona a Biblioteca Municipal Dante Mosconi, a Secretaria Municipal de Cultura e, desde o início de 2021, a Escola de Teatro e Dança. Há também o auditório Maria Eloá, ambientes para estudo, sala de informática, sala de literatura infantil para Contação de histórias, espaço para exposições. Além das aulas de dança, a Secretaria Municipal de Cultura organizou um espaço para aulas de judô e ginástica artística. As aulas são gratuitas, com número reduzido de alunos e com todas as medidas exigidas de distanciamento e higienização.

A Biblioteca Municipal Dante Mosconi possui um acervo de mais de 30mil livros, todos cadastrados. Além desses, possui a Biblioteca virtual com o mesmo nome, possibilitando o acesso a e-books e audiolivros e ainda a cursos online totalmente gratuitos.

A Secretaria Municipal de Cultura, em breve, realizará um projeto para a doação de livros e apoio à biblioteca do presídio de Jataí.

O Centro Cultural Basileu Toledo França pretende se tornar um referencial de atividades culturais e, assim que for possível, atenderá às escolas para contação de histórias e projetos literários.