Jataí vai realizar campanha “Janeiro Roxo” de conscientização sobre a hanseníase

885

A Prefeitura de Jataí, por meio da Secretaria de Saúde, em alusão ao Janeiro Roxo (mês de mobilização e combate à Hanseníase), irá realizar uma ação para chamar a atenção da população sobre a doença, que tem tratamento e cura.

O enfrentamento da hanseníase é feito a partir do diagnóstico precoce, do tratamento oportuno de todos os casos diagnosticados até a alta por cura, além da prevenção de incapacidades físicas e da vigilância dos contatos domiciliares e sociais (pessoas que estejam ou estiveram em contato muito próximo e prolongado com o doente). O tratamento é oferecido gratuitamente pelas unidades de saúde do SUS. E, se a doença não for tratada, há riscos de complicações gravíssimas.

Pensando nisso, o Projeto Abelha em Ação da Secretaria Municipal de Saúde, vai realizar um dia de avaliação médica de manchas. Na oportunidade também será feita a aferição de pressão arterial, glicemia capilar, IMC, vacinação, teste rápido para Covid e teste rápido para IST ‘s (Infecções sexualmente transmissíveis).

O evento acontecerá no dia 21 de janeiro na Policlínica, com início às 7h da manhã até às 17h. É necessário apresentar o cartão do SUS, documentos pessoais e um comprovante de endereço.

Sintomas da Hanseníase:

Os sintomas mais comuns são manchas, com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato; formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores; diminuição da força muscular; dificuldade para pegar ou segurar objetos, ou manter calçados abertos nos pés; nervos engrossados e doloridos; e feridas difíceis de curar, principalmente em pés e mãos.