I Conferência Municipal de Saúde Mental de Jataí

611

Nesta sexta-feira (29/04), a Prefeitura de Jataí e o Conselho Municipal de Saúde, está realizado no auditório do Sesc de Jataí, a I Conferência Municipal de Saúde Mental e as etapas municipais da IV Conferência Estadual e V Conferência Nacional de Saúde Mental.

Neste ano, o tema central é “A Política de Saúde Mental Como Direito: Pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantias dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS”.

O objetivo é reunir os técnicos, gestores e a população para discutir e aprovar propostas que nortearão a Política Municipal de Saúde Mental nos próximos anos, conferindo as ações realizadas até hoje no âmbito da saúde no município, com avaliação da efetividade das propostas aprovadas nas conferências e encontros anteriores, bem como a evolução do acesso à rede de atenção à saúde mental.

No evento serão elaboradas propostas em quatro eixos temáticos:

• Cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania;
• Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental;
• Política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade;
• Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós- pandemia.

O município de Jataí, atualmente conta com uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), que inicia o cuidado nas Unidades Básicas em Saúde ( os postinhos de saúde), conta com os serviços especializados que é o CAPS- Centro de Atenção Psicossocial e o NAPS – Núcleo de Atenção Psicossocial ( Ambulatório de Saúde Mental). O município possui ainda 03 residências terapêuticas com 21 moradores no total.