COMUNICADO | Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo realiza visita técnica em Aterro Sanitário localizado em Guapó-GO

Texto: Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo

1138

COMUNICADO | Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo realiza visita técnica em Aterro Sanitário localizado em Guapó-GO

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, por meio da Diretoria de Regulação e Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico realizou na última quinta-feira (20 de maio) uma visita técnica ao Aterro Sanitário localizado na cidade de Guapó-GO. Tal aterro é operado pela Empresa Resíduo Zero Ambiental. A visita foi realizada pelo Secretário de Meio Ambiente Creso Vilela, o Diretor de Saneamento Thiago Oliveira acompanhado de sua equipe técnica e o Professor Luiz Carlos do departamento de Educação Ambiental.

O Aterro Sanitário em questão recebe o Resíduo Sólido Urbano (RSU) de locais particulares dos municípios de Goiânia, Aparecida de Goiânia e outras cidades no entorno da capital, além de Resíduos Perigosos (RP) e Resíduos de Serviços de Saúde (RSS). Destaca-se que no local realizam-se os seguintes serviços de operação:

  • Recebimento de resíduos para serem dispostos no aterro;
  • Controle da quantidade de resíduos que adentram ao aterro por meio de uma balança de precisão, que suporta até 200 toneladas;
  • Descaracterização dos resíduos de serviço de saúde por meio do processo de autoclavagem, para posterior disposição na vala;
  • Tratamento do chorume gerado pelos resíduos;
  • Cobrimento diários dos resíduos para evitar a proliferação de insetos e aves no local;
  • Disposição ambientalmente correta dos resíduos perigosos, que são colocados em uma estrutura que evita a dissipação de chorume.

Destaca-se que a visita ao aterro foi realizada a fim de auxiliar na elaboração do projeto do novo aterro de Jataí-GO, que é um dos objetos de campanha do Prefeito Municipal. A Diretoria de Saneamento vem se encarregando de executar as atividades referentes à implantação desse novo aterro, que deverá ser feita até o ano de 2023, visto que a vida útil do aterro atual é de até agosto de 2022.

Isto posto, a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo destaca sobre a importância de reduzir o consumo de bens duráveis e não-duráveis, bem como a separação, reutilização e reciclagem dos resíduos, a fim de diminuir a quantidade de lixo que é destinada ao aterro, aumentando assim a vida útil do mesmo.