Força aérea Brasileira homenageia Tenente Diomar Menezes, herói da II Guerra Mundial

1075

Em homenagem ao jataiense e piloto da Força Aérea Brasileira do 1° Grupo de Aviação de Caça (1°GAvCa) Senta a Pua, será instalada na Praça que leva o nome do Tenente a fuselagem de um caça F5EM Tiger II, doado pela FAB de fabricação Americana, aeronave do prefixo 4836 que serviu na Base Aérea de Santa Cruz no Rio de Janeiro no 1° grupo de aviação de Caça, mesma unidade a qual serviu o tenente durante a segunda guerra mundial.

A fuselagem já está em Jataí, e começa a ser montada nesta quarta-feira (14/06) em uma estrutura construída pela Prefeitura.

Tenente Diomar Menezes morava em frente a Praça que agora recebe o monumento em sua homenagem.

Ele exerceu a função de Piloto de Combate da Esquadrilha Vermelha com o código A1 (2º). Realizou 71 missões de combate, a primeira em 01/01/1945 e a última em 01/05/1945. Apresentou-se em Pisa em 25/12/1944, vindo diretamente de centro de treinamento nos EUA.  No pós-guerra: ao regressar ao Brasil, continuou como instrutor de combate aéreo na Base de Santa Cruz. Faleceu durante treinamento quando foi abalroado pelo seu ala.
Seu T-6 teve a asa dobrada e ficou sem dirigibilidade. O acidente emperrou a capota e por isso não foi possível saltar. Seu avião acabou caindo e ficando enterra do no lodo do fundo da Baía de Sepetiba. O avião do aluno ficou levemente danificado e pousou normalmente na Base Aérea de Santa Cruz (RJ). Em dezembro de 1947 a cidade de Jataí homenageou-o com a mudança do nome da antiga Praça da Bandeira para Praça Tenente Diomar Menezes.