Banco de Alimentos faz doação de materiais para ampliação da horta da Unidade Prisional de Jataí

480

O Banco de Alimentos, que é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, realizou uma visita à Unidade Prisional de Jataí e fez a doação de diversos materiais para a ampliação do projeto Horta Urbana Solidária, uma parceria da Diretoria Geral de Administração Penitenciária de Goiás com o Banco de Alimentos.
Entre os materiais doados, estão: enxadas, enxadões, sacos, rastelos, pulverizadores de costas, carrinhos de mão, regadores, pás, tambores de 200 litros com tampas e sementes de hortaliças em geral.

O projeto já realizado desde 2019, tem o propósito de estabelecer uma parceria para produção de alimentos agroecológicos na área já destinada à produção de hortaliças nas imediações da Unidade Prisional de Jataí. A mão de obra, área de cultivo e água serão fornecidas pela administração do presídio, enquanto a tecnologia, sementes, materiais necessários para produção de mudas, insumos, maquinário para correção da área e a parte técnica são fornecidos pelo Banco de Alimentos de Jataí.

Além disso, o projeto conta com a participação da Universidade Federal de Jataí, onde alunos e professores desenvolvem um projeto de extensão agroecológico, visando o uso mínimo de agrotóxicos e fertilizantes químicos, integração de culturas, manejo de pragas e conservação do solo.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, departamento de Agricultura Familiar, também é parceira, fornecendo os maquinários.

Um dos principais objetivos do projeto é manter a parceria com a Unidade Prisional e ampliar a horta, pois a produção de alimentos é destinada para o Banco de Alimentos que por sua vez atende as entidades cadastradas