INFORME EPIDEMIOLÓGICO N° 02 MONKEYPOX (Varíola dos Macacos) de 08/09/2022

605

A Prefeitura de Jataí por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde informa que até a presente data, foram notificados no município, 17 casos suspeitos de Monkeypox (varíola dos macacos).  Destes, 05 casos foram confirmados, 05 descartados e 07 casos suspeitos aguardam resultados de exames laboratoriais.

Os pacientes confirmados, bem como, seus contatos permanecem sob monitoramento e acompanhamento da Vigilância Epidemiológica.

Do total de casos notificados, 12 seguem cumprindo isolamento domiciliar e não houve necessidade de hospitalização de nenhum dos pacientes até o momento.

A Vigilância em Saúde alerta que, Monkeypox é uma doença transmitida por meio de contato direto ou indireto com gotículas respiratórias (saliva, muco nasal), principalmente através do contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou com objetos e superfícies contaminadas.

Os principais sinais e sintomas da Monkeypox são: lesões na pele (únicas ou múltiplas) inchaço dos gânglios (íngua), dor de cabeça, calafrios e exaustão. Na apresentação destes sinais e sintomas, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima.

A recomendação permanece para que a população mantenha hábitos como lavar as mãos frequentemente, usar álcool em gel, evitar aglomerações e usar máscaras em locais fechados, especialmente pessoas mais vulneráveis como crianças, idosos, gestantes e portadores de quadros de imunodeficiência.