Núcleo de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde realizou nos primeiros três meses do ano, cerca de três mil atendimentos Imprimir E-mail
Escrito por Administrador

Apesar das dificuldades encontradas pela nova gestão da Secretaria de Saúde, o Núcleo de Saúde Bucal nos primeiros três meses deste ano já realizou cerca de três mil atendimentos que vão desde procedimentos de canal, próteses, extrações, tratamentos periodontais até atendimentos odontopediátricos.

Ao assumir o Núcleo, a nova gestão encontrou consultórios parados por falta de manutenção, equipamentos estragados, estrutura administrativa precária sem recursos básicos como internet e computador e ainda ausência de vários materiais necessários a prestação do serviço à comunidade. Além disso, também se deparou com uma lista de cerca de 1.700 pessoas aguardando por atendimento em várias áreas da odontologia.

Buscando resolver estes problemas, o Núcleo de Saúde Bucal, que é composto por cirurgiões dentistas, técnicos de saúde bucal, técnicos de prótese dentária, auxiliares de saúde bucal e técnico em manutenção distribuídos em várias unidades de atendimento. tem feito um estudo para ampliar o numero de atendimentos e assim, diminuir o tempo de espera por atendimento.

Como buscar atendimento odontológico pelo Município?

Crianças, jovens e adultos devem buscar atendimento em uma unidade de saúde próxima de onde moram. O serviço é agendado pessoalmente através da apresentação do cartão do SUS, dos documentos pessoais e do comprovante de endereço.

Nestas unidades o profissional responsável pelo atendimento realiza procedimentos considerados simples e em sendo necessário tratamento especializado, encaminha o caso ao Centro de Especialidades Odontológicas, localizado no Hospital das Clínicas.

De acordo com o Secretário de Saúde, Paulino Alves, a Prefeitura está trabalhando no planejamento da construção de um Centro de Especialidades Odontológicas ao lado da Unidade de Saúde da Família Milton Quirino Barbosa, também conhecida como Policlínica ou OSEGO.

Campanhas educativas

No mês de março a equipe de promoção e prevenção de saúde bucal deu início a um trabalho que deve ser realizado em toda a Rede Municipal de Ensino e em algumas instituições das quais o Município é parceiro, como o Lar e Creche Bezerra de Menezes, o Lar e Creche João XXIII, o Centro Educacional Infantil Vó Celiza e o Centro de Ensino Especial Érica de Melo Barbosa, com o objetivo de levar aos alunos, noções de higiene bucal e conhecimentos sobre a prevenção de doenças bucais.

No segundo semestre, em outubro, a Secretaria de Saúde em parceria com o Núcleo de Combate ao Câncer de Jataí, está preparando uma campanha de prevenção do câncer bucal para levar conhecimento sobre o assunto a toda a população, oportunidade em que serão realizados exames no Hospital das Clínicas.para identificar possíveis suspeitas da doença.

Última atualização em Ter, 18 de Abril de 2017 10:24