O pagamento do IPTU é um exercício de cidadania Imprimir E-mail
Escrito por Alessandro Luz / Design: Dayner Costa
Sex, 06 de Janeiro de 2017 14:52

Jataí está entre os 05 municípios com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano de Goiás (IDH). Agora, queremos avançar ainda mais, chegando ao topo da qualidade de vida do Estado, através de serviços públicos melhores e mais eficientes. Entretanto, desenvolver uma cidade é uma responsabilidade de todos os cidadãos e todas as cidadãs que nela vivem, não apenas do setor público. Afinal, manter um município do porte de Jataí funcionando bem, sendo bem cuidado e gerando cada vez mais qualidade de vida para a sua sociedade requer um alto investimento de recursos públicos.

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) é uma das principais fontes de renda do município e a única cuja arrecadação fica 100% nos cofres da prefeitura. Esse tributo, pago por pessoas físicas ou jurídicas pela posse, propriedade ou domínio útil de imóvel (área construída e/ou terreno) localizado em zona ou extensão urbana, é um dos principais responsáveis por trazer melhorias para a cidade, como o investimento em saúde, educação, asfalto, limpeza urbana, entre tantos outros. Por isso, é importante perceber que o IPTU, embora seja uma obrigação legal, retorna inteiramente como benefício para a população; inclusive valorizando ainda mais os imóveis.

Portanto, o Imposto Predial e Territorial Urbano deve ser visto como um investimento no bem-estar de toda a coletividade e como um exercício de cidadania e de responsabilidade dos contribuintes com o desenvolvimento humano e urbano da cidade.

Em Jataí, os proprietários e as proprietárias de imóveis receberão o carnê do IPTU em casa ou, se preferirem, podem emiti-lo por meio do site www.jatai.go.gov.br, para isso, devem estar em posse do carnê do ano anterior. É importante esclarecer que só deverão comparecer à prefeitura para impressão do carnê quem possuir lotes vagos ou em construção.

Última atualização em Seg, 17 de Abril de 2017 08:21