NAPS, Unidade de Acolhimento e UPA são inauguradas na manhã de hoje Imprimir E-mail

A Prefeitura Municipal de Jataí, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Obras, realizou na manhã de hoje (09), três importantes inaugurações para a sociedade jataiense. O Núcleo de Atenção Psicossocial Sandra Borges Vilela Cardoso (NAPS) e a Unidade de Acolhimento Infantojuvenil Irmã Bernadete, localizadas na área do antigo CIAJ no Sítio Recreio Alvorada, e logo após a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento Dr. José Benedicto Barbosa (UPA), localizada na Rua Jerônimo Silva, esquina com a Av. Goiás, no Centro de Jataí.

Esteve presente na cerimônia de inauguração autoridades políticas como o Prefeito de Jataí Humberto de Freitas Machado, o Deputado Federal Daniel Vilela, o prefeito eleito Vinícius Luz, vereadores locais, além do secretariado municipal.

O NAPS terá atendimento especializado de referência em saúde mental, com equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, enfermeiro, assistente social, psicólogos, técnicos de enfermagem e outros, que atendem aos usuários com transtornos mentais, em decorrência do uso e abuso de álcool e outras drogas. Esta obra foi executada no antigo CIAJ, onde a reforma do prédio de 601,83 m² teve investimento municipal de R$400 mil, aproximadamente.

A Unidade de Acolhimento Infantojuvenil é uma unidade de acolhimento voluntário que abrigará crianças e adolescentes de 10 a 18 anos de idade de ambos os sexos que estão em situação de vulnerabilidade social e familiar decorrente ao uso de crack, álcool e outras drogas. A unidade oferecerá educação, convivência familiar e acompanhamento protetivo e fará parte da rede de atenção psico social do município. O investimento desta obra de 587,34 m² foi de R$890.000, sendo R$500.000 do governo federal e o restante municipal.

A Unidade de Pronto Atendimento, UPA, faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e faz a intermediação entre as Unidades Básicas de Saúde e os Hospitais, com o objetivo de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos de menor complexidade sejam encaminhados para as unidades hospitalares, como o Centro Médico Municipal. O investimento da UPA, que possui área construída de 1.106,21 m², foi de R$1.530.230,00, além da aquisição do terreno feito pelo governo municipal e dos equipamentos adquiridos por emenda parlamentar do Deputado Federal Daniel Vilela.

Prefeitura de Jataí, todos por uma cidade melhor!