Museus Imprimir E-mail

Museu Histórico de Jataí "Francisco Honório de Campos"

Museu Histórico de Jataí     Inaugurado oficialmente em 1994, o Museu Histórico de Jataí está localizado em importante edifício construído por volta de 1883. Em 1927, Francisco Honório de Campos adquiriu o sobrado que, após sua morte, foi doado pela viúva, D. Mariquinha, para a construção de um centro educacional. Em 1970, a escola passou a ser gerida pela Prefeitura, mas estas atividades foram suspensas poucos anos depois, devido ao estado de conservação do edifício. Finalmente, a comunidade, conjuntamente com os proprietários do imóvel, solicitou junto ao IPHAN a restauração do edifício que ficou fechado durante 10 anos, devido à morosidade do processo de desapropriação e de restauração. Mediante convênio com a Universidade Católica de Goiás, o Museu tem um dos mais importantes acervos arqueológicos do Centro-Oeste (inclui o esqueleto do Homem da Serra do Cafezal, encontrado em Serranópolis, e considerado o mais antigo da América do Sul, com 11 mil anos, que é carinhosamente chamado de “Zé Gabiroba” – referência à fruta nativa da região do cerrado). Realiza inúmeras atividades de ação educativa durante o ano, como o Mutirão das Fiandeiras e Tecedeiras, em agosto, quando resgata uma importante tradição da região, e edita o Boletim do Museu Histórico Francisco Honório de Campos, uma publicação anual, com registro INSS 1809-6042, voltado para a divulgação de estudos e pesquisas com foco na museologia e história regional.

Localização: Rua José Manoel Vilela, ?286, Centro.
Valor da entrada: Adultos R$ 2,00, estudantes e crianças até 14 anos R$ 1,00.
Visitação: Terça à sexta das 09h às 12h e 13h às 17h.
Telefone:

MAC - Museu de Arte Contemporânea de Jataí

Muse de Arte Contemporânea       O Museu de Arte Contemporânea está localizado em importante edifício do século XIX (1893) construído pelo libanês Alexandre Gabriel Alfaix, representante comercial da época (o conhecido mascate), que instalou ali uma das primeiras “lojas” para atender aos fazendeiros da região. Em 1958 foi instalada ali uma escola, tendo como professoras as filhas de Alexandre Alfaix: Dallel, Anita e Helena. Magide Alfaix, que não possuía herdeiros diretos, negociou com o poder público a restauração do edifício, com a condição de se instalar no saguão do imóvel um monumento em memória aos seus pais, os construtores da casa. Em 1995, foi inaugurado ali o Museu de Arte Contemporânea, que realiza inúmeras exposições, oficinas e lança desde 2001 o Salão Nacional de Artes, o único do gênero no estado de Goiás.

Localização: Rua Castro Alves, 468, Centro.
Valor da entrada:
Entrada franca.
Visitação:
Quarta a domingo - das 9h às 17h e nas quintas-feiras no período noturno das 19h às 21h.
Telefone: (64) 3632-4048

Memorial JK

Memorial JK      Localizado no Parque Ecológico JK, o Memorial JK foi inaugurado em 2003 e presta uma homenagem ao presidente da República que vislumbrou a construção de Brasília num discurso da campanha presidencial de 1955, exatamente em Jataí, em resposta à pergunta de um eleitor, o então jovem Antonio Soares Neto, que por isso se tornou conhecido como Toniquinho JK. O Memorial contém fotografias, documentos e correspondências que aludem à relação entre Jataí e a figura pública de Juscelino Kubitscheck.

Localização: Alameda das Primaveras, entrada de Jataí pela Br-060.
Valor da entrada:
Adultos: R$ 2,00.
                                  Crianças até 14 anos e excursões: R$ 1,00.
Visitação: De Quarta à Sábado, das 09h às 17h, e Domingo das 9h às 12h.