Final de semestre escolar na Rede Municipal de Educação Imprimir E-mail

Nesta semana, chega ao fim o primeiro semestre letivo na Rede Municipal de Educação. São 40 instituições de ensino municipais, 9560 alunos matriculados e 1168 funcionários na educação do município de Jataí. Deste primeiro semestre escolar, a Secretaria Municipal de Educação (SME) faz um balanço positivo, enumerando alguns pontos importantes.

- O Transporte Escolar fez a renovação do contrato das linhas, diminuindo os valores, sem que houvesse nenhuma suspensão dos serviços prestados. O zelo da SME, responsável pelo Transporte, é no remapeamento e na atualização das medidas das linhas o que leva o aluno a ficar menos tempo na estrada. Além disso, quase toda a frota foi praticamente toda renovada – o que gerou maior benefício aos alunos, com conforto e segurança.

- Foi criada uma equipe de poda e jardinagem a fim de realizar a manutenção dos jardins e pátios das Unidades Escolares de uma forma permanente.

- Os Laboratórios de Informática das Unidades Escolares estão em funcionamento e recebem manutenção da SME permanentemente.
- As Unidades Escolares autorizadas receberam a parcela do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE – integralmente. Isso se deve a uma prestação de contas exímia e criteriosa que garante a vinda desses recursos.

- As Unidades Escolares da zona urbana, através do Atendimento Educacional Especializado – AEE – atende aos alunos com deficiências físicas (como baixa visão, cegueira e surdez) e distúrbios psiconeurológicos.

- A Educação de Jovens e Adultos é oferecida em uma escola polo – Escola Municipal Clarindo de Melo – e atendeu, no 1º semestre, cerca de 300 alunos. Ali são atendidos alunos do 1º Ciclo da EJA, adequando o nível de aprendizagem de alfabetização ao 5º ano e alunos do 2º Ciclo de 6º ao 9º ano. A procura foi significativa e espera-se que os alunos acima de 15 anos voltem à escola no semestre seguinte.

- Os alunos de 2º ano do Ensino Fundamental fizeram a Provinha Brasil neste semestre e o seu resultado traz à Rede a dimensão do nível de alfabetização de nossos alunos. No sentido de fortalecer a alfabetização na Rede, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – realizou os cursos de Formação Continuada de janeiro a junho, compartilhando experiências e formas de trabalho com as crianças desse nível.

- A preocupação com a formação continuada foi uma constante da Rede: professores e coordenadores foram assistidos, organizando o desenvolvimento do aprendizado continuamente. Pedagogicamente, as Unidades Escolares foram atendidas de forma mais próxima levando a Assessoria à instituição.