Palavra do Secretário Imprimir E-mail

PALAVRA DO SECRETÁRIO – FEVEREIRO 2012

Mais um ano letivo se iniciou dia 23 de Janeiro, as 19 Escolas Municipais Urbanas, 8 Escolas Municipais Rurais, 7 Centros Municipais de Educação Infantil e 4 Centros de Educação Infantil começaram as atividades com os alunos. Ao todo as instituições escolares receberam mais de onze mil alunos. Para atender a grande quantidade de alunos, as escolas foram preparadas e reorganizadas com compra de novos mobiliários e reforma dos que apresentavam algum tipo de problema.

Antes dos alunos municipais retornarem as aulas, os servidores administrativos já trabalhavam na organização das unidades escolares e da sede da Secretaria Municipal de Educação - SME. Os professores e agentes educativos tiveram uma semana de planejamento junto aos seus colegas e assessores pedagógicos da SME. Tudo pensado para incrementar o processo ensino-aprendizagem onde realmente ele acontece: na sala de aula.

A SME passou por uma reestruturação administrativa e de pessoal quando na ocasião foi recriado o Departamento da Zona Rural responsável por coordenar pedagogicamente as escolas do campo. Instituiu-se o Projeto Prevenção e Qualidade de Vida com Amor Exigente (PQV-AE) que já tem capacitado todos os servidores lotados na SME, na Escola Municipal David Ferreira, na Escola Municipal Professor João Justino de Oliveira – CAIC, e no Centro Municipal de Educação Infantil Abelhinha. O foco do projeto é o relacionamento interpessoal, valorização da convivência e do respeito mútuo e a prevenção às drogas, incluindo o álcool, o tabaco, dentre outras.

O Programa Mais Educação que oferece almoço e atividades no contraturno na própria escola, continua sua execução nas Escolas Municipais Auta de Souza, David Ferreira e Professor João Justino de Oliveira. Está prevista a ampliação do programa para mais duas escolas ainda este ano, aguardamos somente a liberação do Ministério da Educação.

O Censo Escolar das unidades escolares municipais está na fase de encerramento do exercício de 2011. A SME começa agora a implantar o Núcleo Municipal do Sistema de Gestão Escolar – SIGE para facilitar a operacionalização do sistema para as escolas e atender de imediato as solicitações e liberações requeridas via sistema.

Estamos conjuntamente construindo o PAR – Plano de Ações Articuladas, que sistematiza todas as ações da Secretaria focalizando as áreas prioritárias segundo diagnóstico realizado. O PAR é instrumento de planejar ações a curto e médio prazo (2012-2014) de melhorias e investimentos do setor educacional.

A SME continua a oferecer seu Curso de Libras que já retornou as aulas no dia 02 de Fevereiro para as turmas que iniciaram no ano passado nos mesmos horários. Nosso esforço para incluir, agregar e viver a diversidade tem sido constante e cremos na ideia de que o poder transformador da Educação é sempre maior quando nos unimos.

Conservamos também a iniciativa de oferecer os projetos de treinamento de Educação Física em algumas das escolas da rede municipal de ensino. A equipe pedagógica tem trabalhado com o objetivo de capacitar os professores e facilitar o processo de ensino.

Toda a equipe da Secretaria Municipal da Educação acredita em uma educação pública e de qualidade, e sabemos do papel que cada um tem de desempenhar, cumprindo assim com suas responsabilidades não somente como profissionais, mas principalmente como cidadãos.