Projovem Adolescente Imprimir E-mail

O Programa Nacional de Inclusão de Jovens - ProJovem Adolescente é um serviço de Proteção Social Básica desenvolvido no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) sob a supervisão dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O Projovem Adolescente conta com uma equipe preparada de Psicólogo, Assistente Social, Orientador Social e Facilitadores de Oficinas. Estes possuem o papel de consolidar os jovens no intuito de atingir ao máximo de seu objetivo. O Projovem Adolescente articula três eixos estruturantes em sua metodologia, que é:
-  a convivência Social;
-  a participação Cidadã;
-  e o mundo do Trabalho.

OBJETIVOS DO PROJOVEM

-  Estimular o desenvolvimento pessoal e social;
-  Incentivar a permanência e/ou retorno (quando for o caso) à escola.
-  Contribuir para a promoção do desenvolvimento social e humano dos jovens;
-  Fortalecer seus vínculos familiares e comunitários,
-  Enfrentar as situações de risco social às quais são cotidianamente expostos,
-  Sensibilizá-los e informá-los sobre o mercado de trabalho;
-  Capacitar o jovem para atuar como agente de transformação e desenvolvimento de sua comunidade;
-  Contribuir para a diminuição dos índices de violência entre os jovens, do uso de drogas;
-  Contribuir para incidência de doenças sexualmente transmissíveis e de gravidez não planejada;

QUEM PODE PARTICIPAR

-  Jovens entre 15 e 17 anos;
-  Matriculados regularmente em escola;
-  Provenientes de famílias em situação de pobreza;
-  Beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF) e cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico);
-  Aqueles em situação de risco ou vulnerabilidade social;
-  Os encaminhados pelos programas e serviços de Proteção Social Especial (PSE);
-  Pessoas que de uma forma ou de outra gostariam de fazer parte do programa.

-  1  Orientador social;
-  2  Facilitadores de Oficina

Adolescentes do Projovem PROJOVEM AQUI E ALI

Originado da reformulação do Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano, o programa, em 2008, passou a chamar-se Programa de Inclusão de Jovens (PROJOVEM). Dentre as mudanças de atendimento, este propõe aos jovens atividades que estimulam sua reflexão crítica e participação cidadã, distribuídas em ciclos, cada um com a duração de um ano.
        O Projovem Adolescente (PJA), em especifico, atende jovens dos 15 aos 17 anos, matriculados regularmente em escola, provenientes de famílias em situação de pobreza, beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) e/ou em situação de risco ou vulnerabilidade social, encaminhados pelos programas e serviços de Proteção Social Especial (PSE) ou, ainda, aqueles que de uma forma ou de outra gostariam de fazer parte do programa.
        O serviço tem como objetivo contribuir para a promoção do desenvolvimento social e humano dos jovens, o fortalecimento dos seus vínculos familiares e comunitários, o enfrentamento das situações de risco social às quais eles são cotidianamente expostos, bem como sua permanência e/ou retorno (quando for o caso) à escola.
        O Projovem Adolescente conta com uma equipe preparada de psicólogo, assistente social, orientador social e facilitadores de oficinas. Estes possuem o papel de consolidar os jovens no intuito de atingir ao máximo de seu objetivo. O Projovem Adolescente articula três eixos estruturantes em sua metodologia, que é:
• a convivência social;
• a participação cidadã
• e o mundo do trabalho.
        Estes eixos são desenvolvidos por intermédio de atividades que visam a cultura, arte, direitos humanos e socioassistenciais, trabalho, meio ambiente, saúde, esporte, lazer e cidadania.
        Em Jataí-GO, o ProJovem Adolescente está sendo aos poucos reformulado. A equipe Projovem está sendo toda reformulada a fim de atender os jovens com maior precisão e melhor aproximar do objetivo proposto pelo programa. O atual público que se atende são pessoas comprometidas que participam das oficinas ofertadas, acreditando e contribuindo para sua qualidade pessoal. Fazem-se necessárias essas alterações pensando nos jovens, pois estes serão os responsáveis pela nossa próxima geração, no entanto, como pontapé inicial da nova gestão, serão ofertadas oficinas e cursos a fim de estreitar o laço entre jovens e sociedade.

INFORMAÇÕES

-  CRAS Jardim da Liberdade – Rua Deputado Manoel da Costa Lima, 541 – Jardim da Liberdade
-  Segunda a Sexta de 08h as 11h e 13h as 17h

Flávio Ferreira