Lar Transitório Imprimir E-mail
Sede da Promoção e Assistência Social
O QUE É O LAR TRANSITÓRIO?

É um abrigo, parceiro do Judiciário para o encaminhamento de menores que, temporariamente, são afastados da família, devido a denúncias de maus tratos, negligências e até casos de abusos sexuais. É uma extensão provisória do ambiente ideal para as crianças, e tem o fim de possibilitar ao menor as condições necessárias para que ele seja, o mais breve possível, reintegrado à família original ou á acolhedora.
A medida de proteção à criação e ao adolescente é aplicável sempre que for reconhecida qualquer das hipóteses previstas no artigo 98, do ECA. E o abrigo em entidade é medida provisória excepcional.
O Lar transitório foi criado pela Lei Municipal n. 2.785/2007; fundado no dia 28 de fevereiro de 2007, tendo como Lei de criação, nº 2.785. A instituição é mantida pela Prefeitura Municipal de Jataí - GO, pela pasta da Secretaria de Promoção e Assistência Social.

QUAIS OS OBJETIVOS DA INSTITUIÇÃO?

O Lar transitório tem por objetivo, acolher e amparar crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses, de ambos os sexos, desta Comarca, proporcionando: o resgate e preservação dos vínculos afetivos familiares, através de um trabalho de acompanhamento personalizado e em grupos com profissionais capacitados, na tentativa da reintegração dos acolhidos às suas famílias e /ou responsáveis, bem como na comunidade da qual está inserido. A instituição possui um trabalho de caráter educativo e social, promovendo atividades lúdicas, pedagógicas, profissionalizantes e de lazer, para a resocialização das crianças e adolescentes durante o período em que estiverem em situação de acolhimento na instituição.

QUEM FAZ PARTE DA EQUIPE DO LAR TRANSITÓRIO?
O Lar transitório atualmente possui uma equipe de profissionais capacitados e treinados para atuarem em instituições de caráter de acolhimento. A equipe é composta pela coordenadora, psicóloga, assistente social, educadores, cuidadores, motorista, cozinheiras, zeladoras e serviços de lavanderia. A instituição funciona 24 h, sendo que parte da equipe exerce suas funções em horários fixos e em períodos de 12/36 horas e o administrativo trabalha de segunda a sexta cumprindo a carga horária de 40h semanal, dando assistência integral as crianças e adolescentes que estão em situação de permanência na instituição.

QUEM PODE SER ATENDIDO NA INSTITUIÇÃO DE ACOLHIMENTO?
As crianças e/ou adolescentes encaminhados para acolhimento no abrigo deverão estar em situação de risco, nos aspectos: abandono e maus tratos sofridos pelos pais ou responsáveis em caso de agressões físicas, sexuais e psicológicas. A instituição somente receberá crianças e /ou adolescentes para acolhimento se estas forem encaminhadas pelo Juiz da Vara da Infância e Juventude e pelo Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Jataí GO e Ministério Público. É vedado o acolhimento institucional de criança ou adolescente que tenha praticado ato infracional.

COMO SÃO REALIZADAS AS INTERVENÇÕES?
O atendimento é personalizado e em grupos reduzidos. A instituição tem a capacidade de atender até 20 crianças e /ou adolescentes. É preservada a identidade dos acolhidos em ambiente de respeito e dignidade; sendo realizado um acompanhamento social e psicológico no sentido do restabelecimento e da preservação dos vínculos familiares. Nos casos em que se mostrem inviáveis ou de impossível reatamento dos vínculos familiares, será comunicado à autoridade judiciária.

QUAL A RELEVÂNCIA DO TRABALHO REALIZADO NO LAR TRANSITÓRIO PARA A COMUNIDADE?
O Lar Transitório tem um papel de grande relevância na sociedade, pois é uma instituição que ampara a criança e/ ou adolescente em situação de abandono ou vitimas de maus tratos, o qual proporciona aos acolhidos as melhores condições afetivas, moral e educacional, condições estas que não seria possível oferece-lás sem a instituição.

HORÁRIO DE VISITAS E SERVIÇOS VOLUNTÁRIOS
Visitas são permitidas somente para familiares.
O serviço voluntário é apenas para entidades e instituições.

Coordenação: Magali Borges Oliveira e Almeida