Prefeitura de Jataí lança campanha de prevenção ao câncer bucal e atendimentos já estão sendo feitos nas Unidades Básicas de Saúde Imprimir E-mail
Qui, 05 de Outubro de 2017 14:41

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí, lançou no início do mês de outubro a Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal, que visa levar o assunto ao conhecimento da população e identificar e combater a doença.

Sendo assim, já estão sendo realizados e continuaram sendo, durante todo o mês de outubro, atendimentos clínicos a todos que buscarem o serviço nas Unidades Básicas de Saúde - de segunda a sexta-feira, das 07h às 10h30 e das 13h às 16h30.- local onde estão sendo feitos esclarecimentos e diagnósticos que poderão levar posteriormente, ao tratamento doença.

O dia “D” da campanha acontece em 25 de outubro, no Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho, das 7h às 17h, sem intervalo para almoço.
Sintomas e hábitos que merecem avaliação médica:

• Ferida na boca sem cicatrização
• Dor na boca que não passa
• Nódulo persistente ou espessamento na bochecha
• Área avermelhada ou esbranquiçada nas gengivas, língua, amídala ou revestimento da boca
• Irritação, dor na garganta ou sensação de que alguma coisa está presa ou entalada na garganta
• Dificuldade ou dor para mastigar ou engolir
• Dificuldade ou dor para mover a mandíbula ou a língua
• Inchaço da mandíbula que faz com que a dentadura ou prótese perca o encaixe ou incomode
• Dentes que ficam frouxos ou moles na gengiva ou dor em torno dos dentes ou mandíbula
• Mudanças persistentes na voz ou respiração ruidosa
• Caroços no pescoço