Cartas e acervos de aviador jataiense marcam abertura de exposição realizada no Museu Histórico de Jataí Imprimir E-mail
Qui, 21 de Setembro de 2017 21:41

Na noite desta quarta-feira (20), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, realizou a abertura da exposição “Cartas de Diomar Menezes: história e tradução”, ocasião em que foi apresentado ao público cartas e acervos pertencentes ao Aviador Jataiense da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente Diomar Menezes e ainda uma mesa redonda para discutir sobre o processo de tradução das cartas.

O evento foi realizado no Museu Histórico Francisco Honório de Campos e contou com a participação do secretario de Cultura, Gênio Eurípedes, da diretora do Museu de Arte Contemporânea (MAC), Clara Lima, da diretora da Casa do Artesão de Jataí, Soraia Santos, do diretor do Centro Cultural Basileu Toledo França, Roosevelt Vilela, da sobrinha do Tenente Diomar Menezes, Lenita Menezes e também de dezenas de pessoas da comunidade.

O secretario de Cultura, Gênio Eurípedes, ressaltou a importância da organização dessa exposição, de modo a proporcionar o resgate da história e da cultura jataiense.

Na oportunidade, os professores da Universidade Federal de Goiás – Regional Jataí (UFG) do curso de Letras, Márcio Issamu Yamamoto e do curso de história, Ana Lorym Soares e pelo professor do curso de História da Universidade Estadual de Goiás (UEG), de Quirinópolis, Eduardo Henrique Barbosa, que compuseram a mesa explicaram todo o processo de tradução e análise das cartas, afirmando também que o contexto histórico dos acervos se referia aos anos de 1943 a 1946, período em que foi marcado pela 2ª Guerra Mundial.

A exposição faz parte da programação da 11ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) vinculado ao Ministério da Cultura e ficará aberta à visitação até o dia 22 de dezembro, de terça à sexta-feira - das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Diomar Menezes

Diomar Menezes nasceu em Jataí, no dia 10 de julho de 1923, e foi um militar brasileiro que conquistou a função de piloto de combate, em 25 de Dezembro 1944, ocasião em que se apresentou em Pisa e se tornou aluno da escola de Pilotagem dos Estados Unidos - local onde desenvolveu a habilidade de pilotar aviões de guerra. Foi ainda, aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). Diomar também pertenceu à esquadrilha vermelha - 1º Grupo de Aviação de Caça da Itália no período entre 1944 e1945 – completando 71 missões de guerra. Morreu em 1946 num acidente aéreo no Rio de Janeiro.