Prefeitura Municipal dá início a Alfabetização em Língua Brasileira de Sinais – Libras (L1) e Língua Portuguesa Escrita (L2) para o ensino e aprendizagem da criança surda Imprimir E-mail
Sex, 01 de Setembro de 2017 15:04

Na noite desta quinta-feira (31), a Prefeitura de Jataí, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, na sede do Rotary Clube, o Encontro “Surdez: do luto as grandes conquistas”, no intuito de apresentar oficialmente aos servidores da Educação, o projeto Alfabetização em Língua Brasileira de Sinais – Libras (L1) e Língua Portuguesa Escrita (L2) para o Ensino e Aprendizagem da Criança Surda.

A ideia é disseminar Libras como a língua oficial da pessoa surda e oferecer a ela, o auxílio de um intérprete, além de cursos de Libras e Português Escrito para professores, intérpretes, regentes e para os familiares das crianças surdas e toda a comunidade que tiver interesse no estudo de LIbras, como forma de proporcionar uma melhor aprendizagem, socialização e acessibilidade à pessoas surdas no município.

Estiveram presentes ao encontro a secretária municipal de Educação, Eliana Melo Machado Moraes, o presidente do Rotary Clube, Jacinto Brito Faria, o professor de Letras/Libras da Universidade Federal de Goiás – Campus Goiânia, Gilmar Garcia Marcelino, a instrutora de Libras da Secretaria de Educação, Liliane Assis Silva e a professora de Biologia do Instituto Federal de Goiás – Unidade Jataí (IFG), Luciene Barcelos, e também de professores surdos da UFG de Goiânia, diretores, coordenadores e professores da rede de ensino municipal, intérpretes e ainda, pais de alunos surdos.

Durante o evento foram abordadas as dificuldades enfrentadas pelas famílias que recebem o diagnóstico de surdez e a importância da proposta bilíngue para a melhoria na qualidade de vida das pessoas surdas e ainda, para propiciar a inclusão desse público no meio social.

Unidades escolares com alunos surdos já estão sendo beneficiadas pelo Projeto.

As aulas bilíngues começaram a ser realizadas no início de agosto em sete unidades escolares do município, locais onde se encontram matriculadas crianças surdas (Professora Isabel Franco de Moraes e Silva, Caminho da Luz, Diogo Lemes de Lima, Pedacinho do Céu, Flavio Vilela, Professora Avelina da Silva Barros e Zilah Amorim Carvalho Vieira).

A partir da próxima segunda-feira (04), a Secretaria de Educação dará início ao curso para as famílias, oportunidade em que será aberto a toda a comunidade.

Para se inscrever, basta ligar no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), da Secretaria de Educação: (64) 3632-4119.

Fonte:DECOM/PMJ