Solenidade de abertura do Mutirão das Fiandeiras e Tecedeiras é prestigiada pelo prefeito Vinicius Luz Imprimir E-mail
Escrito por PMJ / DECOM
Qua, 23 de Agosto de 2017 14:44

Nesta manhã de quarta-feira (23), foi realizada a solenidade de abertura do 20º Mutirão das Fiandeiras e Tecedeiras de Jataí, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, com um café da manhã, no Museu Histórico Francisco Honório de Campos.

O evento contou com a presença do prefeito, Vinicius Luz, do secretário de Cultura, Gênio Eurípedes, da secretária de Educação, Eliana Melo Machado Moraes, dos diretores do Museu de Arte Contemporânea, Clara Lima, do Centro Cultural Basileu Toledo França, Roosevelt Vilela, da Casa do Artesão, Soraia Santos, do Memorial JK, José Elias Junior e da Escola Municipal de Música Nestor Garcia de Assis, Roberto Romão Peres - o Robertinho, acompanhado de sua equipe, da coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Dante Mosconi, Jacqueline Martins, da primeira dama de Perolândia, Sueli Moema, da assessora de Cultura de Perolândia, Edilaine Lopes, das fiandeiras e tecedeiras de Jataí e ainda de pessoas da comunidade.

Na oportunidade, o prefeito agradeceu a todos pela presença e afirmou ser de grande valor manter essa tradição na cidade. Também disse que, apesar das dificuldades, tem procurado realizar e valorizar eventos como esse, além de tantos outros que também possuem a sua relevância.

Gênio aproveitou o momento para agradecer à gestão Vinicius Luz pelos trabalhos já realizados, pela união de todos em prol de um único objetivo: zelar pela cidade de Jataí. Também destacou em sua fala a importância da cultura popular para a construção e valorização da história da cidade.

Ao tomar a palavra, Eliana evidenciou que há cerca de 20 anos esse trabalho tem sido desenvolvido na cidade e que, por tantos outros motivos, se sente honrada por fazer parte desse momento tão rico da história de Jataí.

Em seguida, como uma maneira de preservar o ofício e divulgar essa manifestação cultural, as fiandeiras e tecedeiras puderam mostrar aos presentes os processos de produção de peças artesanais a partir do algodão, por meio do tear, da carda e da roda de fiar.

O Mutirão continuará entre os dias 24 (quinta-feira), no período das 08h às 11h e das 13 às 17h, e 25 (sexta-feira), das 8h às 15h, ocasião em que será encerrado com a apresentação musical da banda da Escola Municipal de Música.

Última atualização em Qui, 24 de Agosto de 2017 16:15