Alunos da Escola Romualda de Barros participam de palestra, marcando as ações da Operação Cerrado Vivo Imprimir E-mail
Escrito por Administrador

Na manhã desta segunda-feira (21), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, realizou uma palestra para alunos da Escola Municipal Romualda de Barros, localizada no Distrito da Estância, cerca de 40km distante de Jataí, com o objetivo de iniciar as ações do programa “Operação Cerrado Vivo” e ainda de incentivar o combate às queimadas.

Estiveram presentes o coordenador de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Luiz Carlos Pereira Borges, o subtenente da corporação do Corpo de Bombeiros de Jataí, Kleber Ribeiro Mesquita, e ainda cerca de cem alunos, do 4º ao 9º ano, do Ensino Fundamental I e II.
Durante a palestra, foram apresentados os problemas e prejuízos provocados pelas queimadas, dicas de como se comportar ao se deparar com um incêndio e ainda orientações de como evitar queimadas no período de seca.

Ao final do encontro, foram distribuídas cartilhas do Programa, para conscientizar os alunos sobre o problema e ainda estimulá-los a reproduzir o conhecimento adquirido no dia.

Essa ação continuará sendo realizada até o final de outubro – época do ano em que normalmente se estabelece o período chuvoso - em escolas públicas das zonas urbana e rural e também nos assentamentos próximos ao município de Jataí.

Programa Operação Cerrado Vivo:

A Operação Cerrado Vivo é promovida pelo Governo do Estado de Goiás, pelo Corpo de Bombeiros Militar e pela Secretaria da Segurança Pública e Adm. Penitenciária, com apoio do Ministério Público do Estado de Goiás, da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA) e dos municípios do Estado, sendo oficialmente lançada em agosto deste ano, mas desenvolvida desde o mês de maio.

O programa tem como objetivo integrar ações destinadas ao controle de queimadas e à prevenção e combate aos incêndios florestais nas áreas urbanas, rurais e Unidades de Conservação do Estado de Goiás por meio de constante monitoramento, avaliação, adaptação e redirecionamento dessas ações para a conservação da biodiversidade e redução da intensidade e severidade dos incêndios florestais.