Adicionar aos favoritos

Secretarias e Órgãos

Museu Histórico de Jataí começará a mapear benzedeiras e raizeiras Imprimir E-mail
Escrito por MUseu Histórico de Jataí   
Qui, 12 de Janeiro de 2017 12:30

Continuando seu trabalho de preservação do patrimônio imaterial, o Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos (MHJ) começará, neste mês, a identificar benzedeiras/benzedeiros e raizeiras/raizeiros.

O mapeamento dos ofícios de benzedeira e de raizeira integra a Programação Anual do MHJ para o ano de 2017 e tem, como objetivo, a preservação desses saberes tradicionais e populares em nossa cidade e região. Segundo o dicionário, ofício é qualquer atividade de trabalho que requer técnica e habilidade específicas e compõem o que chamamos de patrimônio imaterial, que compreende as expressões de vida e tradições que comunidades recebem de seus ancestrais e repassam a seus descendentes.

Assim, como o trabalho já desenvolvido na preservação dos ofícios de fiandeira e de tecedeira, o qual conta com um evento anual e com cursos de formação, o mapeamento de outros saberes tradicionais seguirá a mesma estratégia de preservação.

Em outras palavras, o MHJ pretende identificar as pessoas que praticam estes ofícios, promover o encontro das mesmas e realizar cursos de formação e aprendizado para difusão dos saberes e das técnicas próprias do ofício. Além disso, outra ação de preservação será o fomento do inventário e registro dos conhecimentos inerentes a essas práticas.

Ficou interessado? Quer nos ajudar? É simples! Se você é ou conhece alguém que seja benzedeira/benzedeiro e/ou raizeira/raizeiro, entre em contato com o museu pelo telefone (64) 3632-4049.


 

Conheça Jataí

Carregando...
Brasão de Jataí Copyright © 2017. Prefeitura de Jataí.
Rua Itarumã, nº 355, Setor Santa Maria
Telefone Geral: (64) 3632-8800
Atendimento: Das 8h as 11h e das 13h as 17h

Ir direto para o topo